Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
home
mapa do site
contactos
   
  imprimir
 
Photo_Christophe-Gower-Unsplash_cut.jpg


Webinars de apoio às ferramentas Blackboard

Estes webinars, têm por objetivo introduzir os docentes ao uso das funcionalidades e ferramentas, presentes na plataforma Blackboard. Para ver os objetivos da sessão, aceda à descrição das sessões após a agenda.


Agenda dos webinars

Dia
  Designação da sessão
Horário
 Duração
6-dez  segunda-feira Sessão de dúvidas - Online  11:00  1 h
9-dez  quinta-feira Sessão de dúvidas - Online  14:30  1 h
 
14-dez  terça-feira Sessão de dúvidas - Online  14:30  1 h
16-dez  quinta-feira Sessão de dúvidas - Online  11:00  1 h
 
20-dez  segunda-feira Sessão de dúvidas - Online  14:30  1 h

 

Blackboard geral 

  • Apoio geral/esclarecimento de dúvidas ao uso da Blackboard
Submissão de trabalhos e análise com SafeAssign

  • Criar trabalho
    • Configurações
    • Deteção de plágio - SafeAssign
  • Avaliar trabalho
    • Verificar deteção de plágio - SafeAssign
Como criar testes online

  • Tipos de testes
  • Criar um teste
    • Tipos de pergunta
  • Boas práticas
    • Definições do teste
    • Feedback ao aluno
    • Banco de testes
Gerir a Pauta e analisar relatórios de testes

  • Pautas de Notas
    • Avaliação 
    • Gerir colunas
  • Análise do teste (relatórios de análise de perguntas/respostas) 
  • Gerir informação de um teste
Criar espaços colaborativos de Grupo

  • Criar grupos
  • Ferramentas
    • Fóruns
    • Videoconferência
    • Partilha de ficheiros
    • Submissão de trabalho de grupo


Criar exercícios de avaliação entre pares

  • O que é e como funciona a “Avaliação entre pares”
    • Como criar uma “Avaliação entre pares”
    • Como criar perguntas numa “Avaliação entre pares”
    • Como criar critérios numa pergunta numa “Avaliação entre pares”
  • Aluno
    • Realizar uma “Avaliação entre pares”
    • Avaliar uma “Avaliação entre pares”
  • Gestão de uma “Avaliação entre pares”
Blackboard Collaborate ULTRA

  • Aceder e criar uma sessão (definições globais)
  • Introdução às ferramentas da BBCU
    • Comunicar (gestão de utilizadores e chat)
    • Partilhar conteúdos (quadro branco, ecrã e ficheiros)

 


Dicas para a transformação digital
Dicas para a transformação digital


Ao realizar sessões mediadas por tecnologias, recomendamos que considere as seguintes questões de modo a ter e proporcionar a melhor experiência possível aos seus estudantes:

 

·      Não transmita aulas teóricas online

·      Redesenhe a “aula”

o   Organize o espaço virtual na plataforma

.  Por semanas, aulas, temas, tópicos

.  Defina um guião do estudante, de modo a que ele saiba o que se espera que ele desenvolva, especificando os objetivos, e definindo o funcionamento do contexto online

.  Diversifique os elementos de estudo, usando:

·      Leituras

·      Vídeos (5-6min de apresentação/ explicação)

·      Áudios (curto)

·      Atividades/ tarefas (individuais e de grupo)

·      Discussões (fórum interpares)

·      Avaliações e autoavaliações (testes de correção automática, redações)

.  Dê feedback estando “presente” e despoletando a discussão nos espaços criados para o efeito.

 

o   conceba uma sequência de aprendizagem, de modo a facilitar a sua produção, por exemplo:

.  Apresentação > leitura recomendada + fórum de discussão > tarefa > feedback;

.  Tarefa > conteúdo > fórum + videoconferência para dúvidas > submissão da tarefa;

.  Vídeo de apresentação + conteúdo > fórum > auto-avaliação > videoconferência para dúvidas > submissão da tarefa;

.  Vídeo curto + conteúdos de suporte > tarefa > fórum + videoconferência para dúvidas > submissão da tarefa;

 

 

o   Fragmente (dimensão e duração) os conteúdos de modo a possibilitar uma melhor aquisição e um melhor acesso. No caso de apresentações em vídeo, procure não ultrapassar os 5 min de gravação, dividindo os conteúdos por tópicos;

o   Evite documentos volumosos para a rede (vídeos, imagens de alta resolução);

o   diversifique o uso de ferramentas e conteúdos;

o   favoreça a flexibilidade, reduzindo os momentos síncronos (videoconferência), e fazendo uso de comunicação assíncrona - fóruns.

o   Use os momentos síncronos para humanizar

 

 

 


 
© Universidade do Minho - 2022 Optimizado para 1024x768 IE 8.0  - Termos Legais  - actualizado por USAAE Símbolo de Acessibilidade na Web D.