Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
home
mapa do site
contactos
   
  imprimir
 

Sala André Cruz de Carvalho

A sala, que a UMinho batizou de “Sala André Cruz de Carvalho”, foi oferecida pela família do ex-estudante da UMinho que honra, segundo o seu progenitor, ”as boas memórias que o filho manifestou em relação à UMinho” e a vontade de deixar uma marca com o seu nome na instituição.
 
  [Biografia]

Este novo espaço assume-se como flexível e adaptável às diferentes necessidades de grupos de trabalho e privilegia a aprendizagem pela descoberta, conferindo ao estudante um papel central no processo de ensino. A sala está situada no campus de Gualtar, em Braga. 

Neste novo espaço os estudantes poderão utilizar os seus dispositivos digitais (smartphones, tablets, portáteis) de forma inovadora. Terão à sua disposição uma tecnologia usada pela primeira vez em Portugal e que lhes permite, em permanência, a partilha do seu dispositivo nos seis écrans da sala disponíveis. O uso dos seus dipositivos aproxima o trabalho em sala de aula das vivências no mundo real permitindo aos estudantes a descoberta, de uma forma mais ativa, de soluções aos problemas e situações colocadas pelos docentes. A disposição espacial e a utilização de componentes tecnológicas inovadoras irão otimizar este processo de aprendizagem que tem como objetivo dotar os estudantes de competências para o futuro, como o raciocínio crítico e a capacidade de gerar questões relevantes para a sociedade.

Este novo espaço possui caraterísticas já utilizadas em algumas universidade congéneres na Europa e nos Estados Unidos da América e está dotado com mesas de seis lugares (que potenciam o trabalho em equipa) apoiadas por um monitor onde os estudantes poderão, instantaneamente, partilhar os conteúdos em discussão. As paredes desta sala são compostas por quadros que possibilitam a partilha de ideias entre os diferentes grupos de trabalho constituídos durante a aula. A sala está disponível para que, mediante marcação, possa ser utilizada por todos os estudantes da UMinho. Algumas dezenas de docentes da UMinho já receberam formação para que possam fazer uma utilização plena deste novo espaço. 


Marque uma visita, através do endereço: suporte@usaae.uminho.pt.





 
© Universidade do Minho - 2022 Optimizado para 1024x768 IE 8.0  - Termos Legais  - actualizado por USAAE Símbolo de Acessibilidade na Web D.