Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
home
mapa do site
contactos
   
  imprimir
 


O que é a aprendizagem ativa no contexto de atividades curriculares?

De uma forma geral, aprendizagem ativa inclui a aprendizagem que incentiva os estudantes a realizar atividades e a refletir criticamente, em alternativa a abordagens que remetem os estudantes a posturas passivas de escuta e tomada de notas. A aprendizagem ativa pressupõe a interatividade entre estudantes e entre estes e os professores, através de estratégias variadas de ensino, entre as quais a aprendizagem colaborativa (Boletim IDEAdigital #35). A aprendizagem ativa pode ser estimulada com recurso a tecnologias interativas de ensino .


Como se caracteriza fisicamente  uma sala de aprendizagem ativa?

Os equipamentos e o mobiliário das salas de aprendizagem ativa são concebidos para criarem  um ambiente flexível, interativo, centrado nos estudantes e na sua aprendizagem. A disposição espacial dos equipamentos (e.g. mesas e cadeiras de configuração flexível, espaços amplos de circulação) convida os estudantes a dialogarem e a moverem-se com autonomia. A comunicação multidirecional (estudantes-estudantes-professor) é estimulada. Podem ainda ser dotadas de equipamentos ou de tecnologias que estimulem essas interações (e.g., quadros de escrita de parede, ecrãs de projeção sob controlo dos estudantes). 

Continue a ler o Boletim IDEAdigital #36


O que é aprendizagem cooperativa?

A Aprendizagem Cooperativa é um modelo de ensino e aprendizagem em que os estudantes trabalham em pequenos grupos, discutem com os seus colegas e se entreajudam na compreensão e na resolução de problemas. 

A cooperação é a divisão do trabalho entre os participantes, onde cada sujeito é responsável por uma parte do problema a ser resolvido.

Um dos aspetos mais significativos da Aprendizagem Cooperativa passa pela compreensão, por parte de todos os elementos do grupo, de que só podem atingir os seus próprios objetivos se os restantes membros atingirem os deles, verificando-se assim uma interdependência positiva.


Continue a ler o Boletim IDEAdigital #38




 
© Universidade do Minho - 2022 Optimizado para 1024x768 IE 8.0  - Termos Legais  - actualizado por USAAE Símbolo de Acessibilidade na Web D.