Os testes ou enunciados dos trabalhos desempenham um papel muito relevante no processo de avaliação. Sabe-se que muitos dos erros cometidos pelos estudantes resultam de mal-entendidos na leitura e compreensão do próprio enunciado. Por outro lado, muitas dificuldades eram evitáveis com alguns cuidados na elaboração dos testes. É importante promover a disseminação de algumas boas-práticas de promoção da legibilidade e acessibilidade aos conteúdos, com operações realizadas em editores de texto comuns.
Estas iniciativas vão ao encontro do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho (alterado e republicado pela Lei n.º 116/2019, de 13 de setembro), quanto ao fomento da acessibilidade aos documentos de suporte do ensino que garantam a igualdade de oportunidades no acesso ao conhecimento para todos os estudantes, independentemente das suas necessidades específicas.
Um grupo de docentes da UMinho discutiu e partilhou ideias e boas práticas para melhorar os documentos suporte da avaliação. Resultaram cinco filmes, de 3 a 5 minutos cada, com dicas úteis, numa iniciativa que se deu o nome de testes+.
Veja os filmes abaixo.